A Eletrobras Eletronorte e Chesf, por meio do MINC, Ministério da Cultura, e Lei Federal de Incentivo a Cultura, levam a Maceió, pela primeira vez, a Cia. de Teatro Luna Lunera, com o espetáculo Aqueles Dois, baseado no conto do escritor  gaúcho Caio Fernando Abreu ().

Aqueles Dois estreou em 2007 e tem obtido, desde então, grande sucesso de público e crítica em sua trajetória. Cumpriu longas temporadas em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo; participou de importantes festivais nacionais e internacionais, incluindo apresentação no México. Através do projeto Palco Giratório, pode circular por 16 estados  brasileiros, e agora, por meio do Circuito Eletrobras, patrocinado pela Chesf e Eletronorte, chega  a sete capitais do Norte e Nordeste: Etapa Chesf (Aracaju, Belém, Maceió e Teresina) e Etapa Eletronorte (Boa Vista, Macapá e Manaus).

A capital de Alagoas foi escolhida para abrir o Circuito Eletrobras – Etapa Chesf. De 30 de outubro a  4 de novembro o público de Maceió poderá conferir apresentações de Aqueles Dois e a oficina Ator Criador, que revela etapas da construção do espetáculo.

A programação começa com a oficina Ator Criador, que acontece de 30 de outubro à 1º de novembro (terça à quinta), das 14h às 18h no SESC Poço. Direcionada a atores, bailarinos e estudantes de teatro, maiores de 16 anos, será ministrada por Zé Walter Albinati, membro da Companhia. No final de semana, 3 e 4 de novembro (sábado e domingo), os palcos se abrem para as apresentações de Aqueles Dois. A peça  acontece em três horários: no sábado às 18h30 e 21h, e no domingo às 20h, no Teatro Marista (Av. Dom Antônio Brandão, 564 – Farol). Depois da apresentação do domingo (4/11), o público poderá participar de um bate-papo com os atores e diretores da peça, com mediação de Ricardo Cabús.

Ricardo Carvalho Cabús nasceu em Maceió (17/05/1964). É professor da UFAL desde 1987. Escreveu dois livros de poesias, Cacos Inconexos (2010), Estações Partidas (1994), um livro de literatura infantil, A galinha saudosa (2009) e participou de algumas coletâneas de poesias e contos. É tradutor de poesias (inglês e espanhol) e, como produtor cultural, criou e coordena o Papel no Varal (sarau de poesias) e o Minuto de Poesia (Rádio Educativa FM), desde em 2009. Idealizou, dirigiu e atuou nos shows Djavaneando Lêdo (), Bukowski Blues () e Piazzollando Quintana (2012). Na música, tem composições com Júnior Almeida, Fernando Marcelo, Gustavo Gomes, Robson Amorim, Sandro Mardem, Chico Fidelis e João Albrecht. Na ciência, é pesquisador do CNPq, atuando na área de iluminação natural e eficiência energética, e desenvolve softwares científicos. Proferiu palestras no Brasil, Inglaterra, Argentina, Chile e Colômbia. É presidente do Instituto Lumeeiro.

 

AQUELES DOIS

Duração: 85 minutos

Gênero: Épico dramático

Classificação etária: 16 anos

Local: Teatro Marista (Av. Dom Antônio Brandão, 564 – Farol)

Data: 3 e 4 de novembro de 2012

Horários: 03/11, sábado, às 18h30 e às 21h
04/11, domingo, às 20h

Ingressos:R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) | Vendas antecipadas na Loja Zoolo – Av. Fernandes Lima, s/nº, Hiper Center Farol.

 

OFICINA ATOR CRIADOR: PROCESSO DE CRIAÇÃO DO ESPETÁCULO AQUELES DOIS

Partindo de jogos físicos e espaciais, inspirados no contato improvisação (técnica corporal criada por Steve Paxton) e no método das ações vocais, os alunos ganham ferramentas para construir cenas.

Ministrante: Zé Walter Albinati

Data: 30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2012

Horário: de 14h às 18h

Local: SESC Poço (Rua Pedro Paulino, 40, Poço)

Disponibilidades: 20 vagas

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!