O In Cena é o curso livre de teatro da Cia. Luna Lunera, criado em 2003. A iniciativa tem como principal objetivo colocar os alunos em contato com o universo do teatro. O curso livre parte do princípio de que todas as pessoas são capazes de aprender e “jogar”, de improvisar e atuar. A aprendizagem acontece através da troca de experiência entre todos, professores e alunos, em interação. É a valorização da realização em grupo.

Os alunos participam como atores, dramaturgos, cenógrafos, figurinistas, compositores de trilha sonora e assistentes de produção nas montagens didáticas. A demanda espontânea por uma continuidade fez com que vários alunos retornassem ao curso, que tem um projeto artístico-pedagógico diferenciado e personalizado, a cada ano. Em 2008, o In Cena propôs a divisão do curso em módulos. O Módulo I, deflagrador de vivências em teatro, e o Módulo II, de aprofundamento no jogo teatral e noções de criação/produção de curtas-metragens. O In Cena tem preparado, com êxito, a inserção de alunos no CEFAR (Curso de Teatro do Palácio das Artes), no T.U. (Teatro Universitário), em cursos superiores de Teatro, em Minas e em outros estados.

Módulo I

O Módulo I busca o desenvolvimento de  vivências em teatro através  de exercícios de expressão corporal, leitura de textos, interação entre os participantes, improvisação e criação de cenas.

Módulo II

O Módulo II busca aprofundamento de vivências teatrais através das técnicas de Contato Improvisação e View Points (técnicas de improviso) tendo como objetivo a criação de cenas teatrais tendo a cidade de Belo Horizonte (suas histórias, seus habitantes) como material para a criação do trabalho.